top of page

WELCOME

Erasmus+ AEMGP

INTENÇÃO

O conhecimento da Europa através da implementação de projetos do Programa Erasmus+ da União Europeia (UE) possibilita o conhecimento e compreensão de outras formas de trabalho, assim como o aperfeiçoamento/conhecimento de outro(s) idioma(s).

Os cursos Profissionais do AEMGP tem como principal objetivo dotar os jovens de capacidades profissionais visando uma maior probabilidade de inserção profissional, adquirindo em simultâneo um espírito empreendedor.

No AEMGP a oportunidade de realização de estágios no estrangeiro é dada por igual a todos os candidatos, independentemente da sua posição social, género ou proveniência, promovendo:

─ a inclusão social e bem-estar dos alunos do agrupamento;

─ o desenvolvimento de competências básicas e transversais como empreendedorismo, multilinguismo e capacitação digital, entre outras;

─ o combate às desigualdades no espaço virtual, a reconfiguração da participação democrática e mesmo de comportamentos humanos modelados e representados virtualmente por novas formas de interação e comunicação.

EQUIPA DE TRABALHO

A equipa de trabalho é formada por todos os docentes convidados a participar no projeto Erasmus/Escola para desenvolver todas as atividades necessárias às parcerias de cada projeto Erasmus+, e que aceitem explicitamente essa colaboração, em função das linhas orientadoras dos referidos projetos. Cada professor participante no Erasmus/Escola é convidado pela coordenadora Erasmus+ mediante consulta à Direção.

A equipa de trabalho é flexível e multifuncional, não limitando a sua intervenção a atividades específicas de cada área de formação ou grupos de trabalho e podendo também organizar-se de outras formas, desde que com o aval do coordenador do projeto ou por solicitação do mesmo, e em consonância com o(s) projeto(s) Erasmus+ em curso.

 

 

CRITÉRIOS

Os critérios de seleção dos candidatos às mobilidades/estágios Erasmus+ são, por ordem:

1. motivação;
2. perfil pessoal e profissional: responsabilidade, fiabilidade, empenho e adaptabilidade/resiliência;
3. comportamento;
4. assiduidade;
5. número de módulos em atraso.

 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

A apresentação do Projeto aos alunos e, consequentemente, dos seus critérios de seleção, dar-se-á, por via de:

─ informação via email aos diretores de turma e de curso;

─ preenchimento de documentação online pelos diretores de turma com informação referente aos critérios de seleção;

─ sessões em sala de aula com a coordenadora Erasmus+;

─ reuniões informativas com alunos interessados e coordenadora Erasmus+;

─ reuniões com alunos inscritos, docentes participantes e acompanhantes, encarregados de educação;

─ apresentação/testemunho realizado pelos alunos que já participaram.

 

INSCRIÇÃO

Os alunos candidatos inscrevem-se através da ficha de inscrição disponível na página do agrupamento em Projetos – Erasmus+, ou diretamente com a coordenadora, na hora do Clube Europeu.

 

SELEÇÃO

Com base no número de bolsas atribuídas pela Agência Nacional Erasmus+, o grupo de trabalho do projeto seleciona, atentando aos mesmos critérios.

 

RESULTADOS 

A seleção dos candidatos é publicado na página do projeto Erasmus+, por forma a dar conhecimento da seleção efetuada.

Paralelamente, os resultados da seleção são anexados às respetivas atas dos diferentes Conselhos de Turma. O dossier individual com toda a documentação será entregue ao diretor de turma no final do estágio/formação.

 

DURAÇÃO

Os estágios em empresas ou a formação em contexto de escolas profissionais podem ser de curta ou longa duração (15 a 90 dias), contudo, a duração da formação pode ser sujeita a alteração.

 

CONDIÇÕES

Antes de começar o estágio, o estagiário, a instituição ou organização de envio e a organização de acolhimento devem assinar um contrato com compromisso de qualidade e concluir um acordo de aprendizagem. Este documento estabelece os objetivos de aprendizagem, os direitos e responsabilidades e a forma como o estágio/formação será formalmente reconhecido. É emitido o Europass Mobility.

Tanto a instituição ou organização de envio como a organização de acolhimento devem estar estabelecidas num país do programa.

 

APOIO FINANCEIRO

As subvenções da UE destinam-se a cobrir as despesas de viagem e de subsistência dos participantes durante a sua estadia no estrangeiro.

Embora sejam financiadas pela UE, as subvenções são geridas pela organização de envio em questão, que é responsável pela realização dos pagamentos aos participantes.

É assinado um contrato financeiro com os participantes.

bottom of page